sábado, 31 de julho de 2010

Lixadeira de cinta 5 - Montagem final

A roda e o braço tensor estão soldados, funciona bem, mas ainda falta colocara mola. O variador electrónico ainda não está regulado. Esteve parado muitos anos e estava desregulado.
A seguir vou iniciar a construção de uma forja a carvão em tijolo refractário.

Teste com a roda do tensor montada.



Variador de velocidade no minimo


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lixadeira de cinta 4

Esta semana realmente dei um bom avanço na lixadeira. Terminei as soldaduras da estrutura, do apoio dos roletes e montei o motor e a estrutura no chassi. O problema foi por o variador de velocidade a trabalhar, mas dei com o problema e ficou a trabalhar bem.

A soldagem de todas as peças foi feita com muito cuidado para ficar tudo em esquadria e alinhado, o que compensou, pois a máquina roda sem desviar a lixa mesmo sem a roda do tensor montada.





Primeiro teste de alinhamento dos roletes.
Funcionamento a baixa velocidade, sem a roda do tensor montada, o que permite verificar que não há desalinhamento dos rolos e que a lixa se mantém alinhada.


Teste com a máquina já montada na estrutura definitiva.
Amanhã vou montar o braço tensor com a roda de alinhamento montada e fazer o teste final com a velocidade alta.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lixadeira de cinta 3

Finalmente esta semana que passou dediquei-me à construção da lixadeira. Após ter comprado o ferro em barra das diversas medidas conforme o desenho técnico, marquei e cortei as barras nas medidas das peças. De seguida marquei todos os centros dos furos e roscas a executar. Hoje fui então fazer os furos num engenho de furar, pois a maior parte dos furos têm diâmetro superior a 10mm, o que é demais para o meu berbequim de coluna. Para que os furos dos apoios dos roletes ficassem perfeitamente alinhados com o suporte que é aparafusado à barra de 40mm X 40mm, pinguei com solda as peças e então furei.
Dentro de dias espero fazer a montagem da máquina no apoio, colocar o motor e fazer as ligações electricas do variador de velocidade.
Entretanto irei tirando fotografia do processo de montagem, e soldadura para um futuro tutorial.










sábado, 17 de julho de 2010

Desenho a lápis - Pêra

Desenho feito a lápis grafite sobre papel de engenharia (vegetal),para ser utilizado num rótulo para os licores da minha mãe, com a marca  Frutos de Cister. A cor foi alterada no Photoshop e a montagem e desenho vectorial foi feita no Adobe Ilustrator.

Desenho a lápis - Maçã

Este desenho foi feito para ser utilizado num rótulo para os licores da minha mãe, com a marca  Frutos de Cister.
 Desenho em papel em engemharia feito com lápis grafite, colorido no Photoshop e montagem no Ilustrator



Frasco de Perfume

Proposta de desenho de um frasco de àgua de colónia para uma firma espanhola. O modelo foi feito no Powershape da Delcam, em 3d, totalmente pronto para ser maquinado o molde, e exportado em stl para ser feita a renderização em Blender 3D, um software open source.
A textura do vidro é real, não é feita com displacement maps, pois trata-se de um modelo para ser utilizado no fabrico do molde em sistema cad/cam.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Aparelho para afiar brocas

Um pequeno aparelho para afiar brocas, que fiz com o meu grupo de trabalho do curso de fabricação automática do cet do Instituto Politécnico de Leiria, constituido pelo Raul, Hugo, Cristóvão, e eu.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pequeno molde para um Alce em vidro - "Molde de Palheta"

Esse molde ainda foi feito numa copiadora Deckel manual. Fiz o modelo em barro a partir do desenho do cliente, depois foi feito um negativo em Araldite e foi copiado na Deckel para o Aço.
 Velhos tempos. Mas para fazer um molde ainda é preciso saber fazer o modelo, seja em barro ou virtual.

O nome Molde de Palheta vem do facto do vidro ser alisado no molde com uma espátula "palheta" de madeira.


Mais uma base para candeeiro ou castiçal

Mais uma criação em 3D. Pode-se considerar um dos modelos que mais gostei de fazer e desenhar, pois foi um dos poucos que fiz ao meu gosto, não sendo um desenho de cliente. Foi-me dada a liberdade de criar o que eu mais gostasse, e claro, com a tecnologia ao dispôr, porque não fazer aquilo que é suposto ser feito com a tecnologia, que são peças elaboradas com custo de produção mais baixo. Aliar a tecnologia ao desenho é o meu objectivo.

Imagens renderizadas no Blender 3D software open source a partir dos modelos feitos no Powershape da Delcam




Modelação e gravação em 3D - Candeeiro a petróleo

Quando fiz este modelo, que é a base de um candeeiro a petróleo,  ainda o Artcam era uma novidade em Portugal. O modelo foi feito no powershape com a inclusão da superfície gravada com o leão e as gazelas que foi feita no Artcam, também da Delcam.
Nesta imagem vêm-se parte das linhas de construção geométrica para os relevos da base que tem as superfícies em vermelho e a parte modelada no Artcam com a superfície em branco.

Modelo de tulipa de iluminação em vidro

Mais um exemplo do meu trabalho de modelação em 3D.
A primeira imagem é uma renderização do modelo construído no Powershape, software de modelação 3D da Delcam, e a segunda imagem é uma peça feita no molde a partir da modelação em 3D.
Este tipo de peças é feito num molde rotativo que distribui o vidro pelo molde através da força centrifuga.







Mais uma imagem de outro modelo em 3D também de uma tulipa de vidro para iluminação.
Este é o tipo de formas que gosto de modelar em 3D, verdadeiros desafios, formas organicas em que se tem que recorrer muito à geometria e modelação de superfícies. Neste tipo de modelos é muito raro recorrer à modelação em sólidos.
Para proceder à modelação do molde transformo o modelo em sólido a partir das superficies, mas só depois de modelado o modelo do artigo.

Esta é mais uma renderização feita no Blender 3D. 

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aparos para desenhar com verniz de gravação.

Enconteri uns aparos para caneta que prometem ser bons para utilizar com o verniz de colofónia. Pelo muito pouco que experimentei parecem ser bons, flexíveis e macios.
Assim que tiver mais testes feitos ponho aqui fotografias e dou a minha opinião.
O aparo de baixo não presta mesmo para o verniz.