quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pequeno molde para um Alce em vidro - "Molde de Palheta"

Esse molde ainda foi feito numa copiadora Deckel manual. Fiz o modelo em barro a partir do desenho do cliente, depois foi feito um negativo em Araldite e foi copiado na Deckel para o Aço.
 Velhos tempos. Mas para fazer um molde ainda é preciso saber fazer o modelo, seja em barro ou virtual.

O nome Molde de Palheta vem do facto do vidro ser alisado no molde com uma espátula "palheta" de madeira.


Mais uma base para candeeiro ou castiçal

Mais uma criação em 3D. Pode-se considerar um dos modelos que mais gostei de fazer e desenhar, pois foi um dos poucos que fiz ao meu gosto, não sendo um desenho de cliente. Foi-me dada a liberdade de criar o que eu mais gostasse, e claro, com a tecnologia ao dispôr, porque não fazer aquilo que é suposto ser feito com a tecnologia, que são peças elaboradas com custo de produção mais baixo. Aliar a tecnologia ao desenho é o meu objectivo.

Imagens renderizadas no Blender 3D software open source a partir dos modelos feitos no Powershape da Delcam




Modelação e gravação em 3D - Candeeiro a petróleo

Quando fiz este modelo, que é a base de um candeeiro a petróleo,  ainda o Artcam era uma novidade em Portugal. O modelo foi feito no powershape com a inclusão da superfície gravada com o leão e as gazelas que foi feita no Artcam, também da Delcam.
Nesta imagem vêm-se parte das linhas de construção geométrica para os relevos da base que tem as superfícies em vermelho e a parte modelada no Artcam com a superfície em branco.

Modelo de tulipa de iluminação em vidro

Mais um exemplo do meu trabalho de modelação em 3D.
A primeira imagem é uma renderização do modelo construído no Powershape, software de modelação 3D da Delcam, e a segunda imagem é uma peça feita no molde a partir da modelação em 3D.
Este tipo de peças é feito num molde rotativo que distribui o vidro pelo molde através da força centrifuga.







Mais uma imagem de outro modelo em 3D também de uma tulipa de vidro para iluminação.
Este é o tipo de formas que gosto de modelar em 3D, verdadeiros desafios, formas organicas em que se tem que recorrer muito à geometria e modelação de superfícies. Neste tipo de modelos é muito raro recorrer à modelação em sólidos.
Para proceder à modelação do molde transformo o modelo em sólido a partir das superficies, mas só depois de modelado o modelo do artigo.

Esta é mais uma renderização feita no Blender 3D.